quinta-feira, 26 de março de 2009

1° Encontro Paulista de Safaris




Esse encontro realizei em Julho/2008 com a presença de 6 safaris, duas de Campinas, uma de São José dos Campos e três da capital...Foi muito bom conhecer o pessoal que também tem Safaris, as histórias das viajens que realizaram no Brasil e países do Sul da Améria.
É engraçado... muitas pessoas nunca viram uma Safari e nem imaginam o mundo que existe... no assunto de Motor-homes, trailers, camping... muitas pessoas hoje vivem disso, outras ficam viajando o ano inteiro e quando acaba uma já começa a programar a próxima.
Por um lado existe fábricas hoje no sul do Brasil que não deixam a desejar em nada para os motor-homes americanos e europeus, por outro lado o acesso ainda é dificil, é muito caro adquirir e manter esses ônibus de 12 metros, e consequentemente a produção de trailers nos últimos 10 anos foi reduzida a quase ZERO. Infelizmente... Devido à uma Lei errada assinada em 1997 dizendo que para puxar um trailer precisa da Carteira de Motorista "E". Isso acabou matando a produção, pois além de ser caro tirar essa carta é demorada e com isso fez com quem tivesse trailer deixasse encostado nos campings virando os famosos "rodas quadradas", trailer sem rodar...
É uma pena, pois as lojas especializadas em reforma de trailers estão só recuperando trailers com mais de 10 anos, enquanto o Brasil tem belíssimas praias, cachoeiras, cidades históricas.. o desenvolvimento que iria gerar com novos campings, modernos, adequados às necessidades de trailers e motor-homes...
Existem esforços para mudar essa história, mas são formigas tentando mudar uma montanha...é dificil e o tempo vai passando rápido.
Acredito sim na mudança e no desenvolvimento desse segmento que ainda promete muito. Estou sempre que possível em contato com os grupos de caravanismo pelo Brasil a fora... e o que depender de mim estarei contribuindo e participando deste desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário